quarta-feira, junho 24, 2009

WST em Peniche

Ronda 'móvel' do ASP World Surf Tour pára este ano em Portugal. Slater, Fanning e o português Tiago "Saca" Pires são algumas das estrelas.

Peniche, mais precisamente a praia de Supertubos, foi a eleita para receber a nona e penúltima etapa do circuito mundial de surf, a mais importante competição da modalidade, que conta com nomes como Kelly Slater, Taj Burrow, Mick Fanning, Joel Parkinson e o português Tiago Pires (cumpre o segundo ano junto da elite do surf).

A etapa Rip Curl Search é uma das mais esperadas do campeonato, devido à sua particularidade: todos os anos muda de local. Apenas uns meses antes é conhecida a escolha da ASP. O secretismo foi total até ao anúncio, que aconteceu ontem numa unidade hoteleira em Cascais.

Ilhas Reunião (2005 - ano de estreia do modelo de etapa móvel) México (2006), Chile (2007) e Bali, na Indonésia (2008), já receberam esta etapa que de 19 a 28 de Outubro vai ter Peniche como palco das maiores estrelas do surf mundial: 45 no masculino, mas também as senhoras estarão presentes. Tal como as restantes etapas da competição o prémio monetário é de 340 mil dólares, cerca de 242 mil euros.

A etapa Rip Curl Search é uma das mais populares. A prova é transmitida na íntegra e com alta qualidade pela Internet. No ano passado um total de 1 477 273 utilizadores assistiram à etapa, numa média de cinco minutos cada. O havaiano Bruce Irons foi o vencedor em Bali.

Em Abril, a ASP anunciou o prolongamento do contrato, renovável por ciclos de três anos, com a Rip Curl, para a realização anual, até 2018, da única etapa "dinâmica" do circuito.

Depois das duas provas australianas (ambas ganhas por Joel Parkison) e da terceira no Taiti (Bobby Martinez foi o vencedor), os surfistas vão competir, na quarta etapa, a partir de sábado, no Brasil, no Hang Loose Santa Catarina Pro, antes das competições agendadas para África do Sul, Estados Unidos da América, França, Espanha, Portugal e Havai.

Fonte: DN

Sem comentários: